Este sítio está destinado a se grilar. Postular sobre os g r i l o s da existência humana. Poetizar e peticionar sobre todos
os assuntos inteligentes que
causam grilos nas pessoas que são de boa fé...


quarta-feira, 20 de junho de 2012

griloarqueo


Ötzi – O Homem de Gelo de 5.300 anos
......O HOMEM DO GELO foi descoberto em uma depressão rochosa nos Alpes, uma área de neve e gelo eternos. A pressão do gelo que o cobria retirou parte do seu couro cabeludo. O cadáver estava de bruços, caído sobre um rochedo. Ao contrário das hipóteses iniciais, evidências indicam que ele teria sido arrastado para aquela posição por sucessivos degelos.

......"Num dia claro de setembro de 1991, um casal de montanhistas caminhando pela cordilheira dos Alpes deparou-se com um cadáver. Autoridades locais presumiram ser o corpo de um dos alpinistas que desaparecem todo ano nas fendas entre as geleiras da região. Mas depois de enviarem o corpo para uma cidade próxima, Innsbruck, na Áustria, Konrad Spindler, arqueólogo da universidade local, declarou que o cadáver era pré-histórico. A vítima, um homem, morrera há milhares de anos. Spindler e outros pesquisadores deduziram que o corpo e objetos que ele carregava foram preservados até que uma tempestade de poeira vinda do Saara e um período excepcionalmente quente se combinaram para derreter o gelo, expondo o corpo.
......Corpos bem preservados da Europa do Neolítico, até então nunca haviam sido encontrados. O Homem do Gelo é muito mais antigo que os homens da Idade do Ferro das turfeiras da Dinamarca e precede até as múmias egípcias. Quase tão impressionante quanto sua idade, foi encontrar suas roupas e acessórios.
......Na excitação que se seguiu à descoberta, sobraram especulações na imprensa e no mundo acadêmico. De acordo com a hipótese de Spindler, o homem teria fugido para a segurança das montanhas depois de ser ferido numa luta em sua aldeia. Era outono, interpretou Spindler, e o homem procurou refúgio nas pastagens elevadas para onde levava seus rebanhos no verão. Ferido e em estado de exaustão, caiu no sono e morreu sobre um rochedo, onde foi encontrado cinco mil anos mais tarde. A impressionante preservação do corpo teria resultado de uma tempestade de neve que o protegeu dos abutres, seguida de rápido congelamento-ressecamento.
......Como a singularidade da descoberta não foi imediata, a forma como o cadáver foi retirado do gelo destruiu muitas informações arqueológicas e afetou o próprio corpo. Uma escavação mais completa do sítio foi feita no verão de 1992 e revelou muitas evidências valiosas, entre as quais grande quantidade de material orgânico (sementes, folhas, madeira, musgos). Agora, depois de uma década de pesquisas de laboratório com esses restos, incluindo resíduos retirados dos intestinos do Homem do Gelo, alguns fatos substituem as primeiras impressões por uma história mais consistente.
...As pesquisas mais recentes indicam que o Homem do Gelo pode ter vivido próximo de onde está hoje o Castelo de Juval, no sul do Tirol (Itália).
......[...]
......Alimentava-se de uma dieta variada incluindo uma espécie de trigo primitivo, outras plantas e carne.
......Tinha 46 anos ao morrer e não estava em sua melhor forma.
......Morreu na primavera e não no outono, como se pensou inicialmente.
......Pode ter morrido ao ser atingido nas costas por uma flecha.
......Não morreu no rochedo onde foi encontrado, e teria sido arrastado para lá durante degelos sucessivos.


A Rota que o homem de gelo pode ter seguido

......A área onde o Homem do Gelo foi encontrado (círculo vermelho) fica na fronteira entre a Áustria e a Itália. Como inicialmente se pensou que estava na Áustria, o corpo foi levado para Innsbruck. Mais tarde, as autoridades declararam que o sítio fica bem na fronteira italiana, onde o corpo está agora, num museu criado especialmente para ele em Bolzano. Baseados principalmente nos restos botânicos preservados com o cadáver, os autores especulam que a última viagem do Homem de Gelo (linha vermelha) pode ter sido a área próxima do Castelo de Juval através do Schnalstal e finalmente uma escalada íngreme até Tisental (quadro abaixo). Dickson e colegas investigaram a região em busca das .80 ..espécies ..de ..musgos ....várias ..plantas
encontrados com Ötzi. Apenas cerca de 20% dessas espécies ainda crescem na região. O musgo encontrado em grandes quantidades preso ao corpo é o Neckera complanata ( círculos verdes indicam onde ele viceja hoje). A maior concentração desse musgo, assim como muitas das outras plantas encontradas com o Homem do Gelo, ocorre ao sul do sítio, no castelo de Juval, onde há evidência arqueológica de ocupação humana na pré-história. Esse lugar pode ter sido seu antigo lar.


O que o homem do gelo e seus pertences nos dizem?

......Ele não era careca quando vivo e provavelmente tinha barba. A epiderme desapareceu e o cabelo, pêlos e unhas caíram. Alguns fios de cabelo, de até nove centímetros, foram encontrados. Análises dos fios indicam que ele se alimentava de diferentes plantas e animais.
......O Homem do Gelo era baixo, tinha apenas 1,59 metro de altura. O ressecamento posterior à sua morte encolheu seu corpo, tanto externa quanto internamente. A pressão do gelo deformou seu lábio superior, o nariz e as orelhas.
......A composição isotópica do esmalte dentário sugere que ele viveu em pelo menos duas áreas diferentes.
......O gorro foi feito com pele do urso marrom.
.........cabo ..do ..punhal ..é ..de ..madeira ..de ..alta
resistência. A ponta de sílex pode ter sido quebrada no passado, ou durante a escavação.
......Uma espécie de farelo de trigo primitivo chamada einkorn, foi identificada em seu intestino, moído tão fino que pode ter sido usado para fazer pão. Partículas minúsculas de carvão sugerem que o pão havia sido assado num braseiro.
......Folhas do musgo Neckera complanata, também retiradas das vísceras, indicam que ele provavelmente embrulhava sua comida em musgo. No alto, imagem do musgo crescendo sobre uma pedra. Abaixo, um ramo com folhas retirado de suas roupas.
......Análises com datação de carbono dos tecidos do corpo, plantas e utensílios confirmam que ele viveu há 5.300 anos.
......Uma bolsa que provavelmente era presa à cintura, embora não estivesse mais no lugar, continha materiais para fazer fogo, entre os quais o true tinder fungus (abaixo, à esquerda) e sílex (centro). Um instrumento para amolar o sílex está abaixo, à direita.
......Tatuagens muito simples, mas visíveis na parte posterior do corpo, eram linhas simples e cruzes que podem ter tido função terapêutica.
......Processos naturais depois da morte fizeram seus dedos se fechar. Uma das unhas (abaixo) foi recuperada. As linhas (setas) mostram que ele esteve muito doente três vezes nos meses anteriores à sua morte.
......Estudos dos resíduos de comida nos intestinos ..indicam ..que ..ele.. era

O HOMEM DO GELO estava bem protegido com três camadas de roupas feitas de peles, grama e fibras. Essas reconstituições foram feitas por arqueólogos no museu Romano-Germânico em Mainz, Alemanha, onde todas as roupas e utensílios do Homem do Gelo foram restauradas.

onívoro e revelam detalhes sobre suas últimas refeições (veado vermelho, cabra montanhesa, plantas e grãos), ambiente, domicílio e até de sua última viagem.
......Nas amostras retiradas das vísceras, grãos de pólen (esquerda) da hop hornbeam (abaixo) indicam que o Homem do Gelo morreu no final da primavera, quando essa arvorezinha floresce.
......O machado intacto mais antigo conhecido, tem uma lâmina de cobre presa a um cabo de madeira com fibras da casca de tília e pele.

O HOMEM DO GELO está no Museo Archeologico dell’Alto Adige em Bolzano, Itália. O compartimento construído para abrigá-lo é mantido a uma temperatura de menos 6ºC e 99% de umidade



......Os sapatos, feitos de pele de animais, foram cuidadosamente costurados e forrados com grama. Seu estado de conservação é ruim, talvez em parte pelo desgaste da viagem do Homem do Gelo.”
....


..Fonte:
......Reprodução de partes do artigo “A Saga Revivida de Ötzi, O Homem de Gelo”, escrito por Jim Dickson, Klaus Oeggl e Linda Handley, publicado na revista Scientific American Brasil – edição 13 de junho/2003.



......Jim Dickson, Klaus Oeggl e Linda Handley têm um interesse comum pelas plantas que Ötzi pode ter usado em sua vida cotidiana. Dickson, professor de arqueobotânica e de classificação de plantas da University of Glasgow, recebeu a medalha Neill, prêmio da Royal Society of Edinburgh. Escreveu mais de 150 artigos e 5 livros, entre os quais Plants and People in Ancient Scotland (Tempus Publishing, 2000). Oeggl é professor de botânica da University of Innsbruck, Áustria. É especialista em arqueobotânica e um dos organizadores do livro The Iceman and His Natural Environment (Springer-Verlag, 2000). Handley, ecofisiologista do Scottish Crop Research Institute, sediado em Invergowrie, Escócia, especializou-se no estudo de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio em plantas e solos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário