Este sítio está destinado a se grilar. Postular sobre os g r i l o s da existência humana. Poetizar e peticionar sobre todos
os assuntos inteligentes que
causam grilos nas pessoas que são de boa fé...


domingo, 1 de janeiro de 2012

GRILOGRILO: Tradições estranhas

 

Nem só de arroz e feijão vive um país. Conheça alguns pratos “diferentes” consumidos ao redor do mundo

A cultura gastronômica é particular em cada país. No Brasil, a mistura clássica de arroz e feijão é onipresente na maioria dos lares. Porém, pratos considerados mais exóticos para algumas pessoas, também fazem parte da cultura local. Há quem torça o nariz, afinal, você teria coragem de comer partes estranhas de animais? Ou melhor, olhos ou testículo? Confira abaixo a lista de alimentos esquisitos consumidos no mundo. E atenção: alguns estômagos podem se sensibilizar com o conteúdo dessa matéria.

Apesar do Brasil contar com a famosa Buchada de Bode, prato típico da região do Nordeste feito com vísceras do animal cozidas em bolas feitas com o estômago do próprio bicho, e a Farofa de Içá, feita com formigas, não é aqui que se encontram as maiores iguarias da gastronomia estranha. A maior quantidade desses pratos são encontrados na Ásia e compreendem uma infinidade de ingredientes que podem soar um tanto quanto indigestos.

Após a pressão de grupos ativistas de direitos animais, a China passou a penalizar restaurantes que servem carne de cachorro e de gato, consumida há milhares de anos no país. Para os ocidentais, que consideram impossível de imaginar um mascote servindo de prato principal em uma refeição, a notícia agradou. Ainda assim, em uma visita a terra mais populosa do mundo, é possível experimentar pratos tradicionais como a sopa feita com trompas de falópio de uma espécie de sapo, outra sopa feita com ninhos de andorinhas, ou ainda besouros e grilos fritos, e olhos de atum (também consumidos no Japão).

O mundo do luxo também pode ser um celeiro para criações no mínimo “diferentes”. Para quem gosta de aventuras gastronômicas, o Japão é literalmente um prato cheio para isso. O fugu, conhecido por nós como baiacu, é o peixe ideal para quem gosta de jogar roleta russa. O peixe é saboroso, porém mortal.  Seu veneno pode levar a morte. Segundo estimativas médicas japonesas, cerca de 60% das pessoas que o ingerem morrem. Ainda na terra do sol poente, barbatanas de tubarão e lagartos secos são muito apreciados para fazer sopas.

Outro produto apreciado pelo mundo gourmet é o café Kopi Luwak. Ele é o café mais raro e caro do mundo. A iguaria da Indonésia pode chegar a custar 600 dólares e é feita a partir dos excrementos de um felino chamado Luwak. Mais estranha que essa bebida, só o vinho de arroz encontrado em países como Vietnã e China, que leva uma cobra dentro da garrafa. Dá para encontrar garrafas que, além da cobra, tem escorpiões dentro. E aí, vai encarar?


Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário