Este sítio está destinado a se grilar. Postular sobre os g r i l o s da existência humana. Poetizar e peticionar sobre todos
os assuntos inteligentes que
causam grilos nas pessoas que são de boa fé...


terça-feira, 15 de maio de 2012

grilocuriosidade: Formigas pote de mel

Uma, entre as mais de 12.585 espécies de formigas que habitam o nosso planeta, chama a atenção pela sua incrível generosidade. A formiga pote-de-mel pode ser encontrada em áreas desérticas da África, América do Norte e Austrália.

Após as chuvas dessas regiões cessarem, as plantas produzem uma quantidade grande de néctar que serve como alimento para estes insetos. Mas, como isso ocorre apenas em certos períodos, como poderiam elas sobreviverem aos demais dias sem alimento? É ai que o espírito coletivo aparece.

Para passar tranquilamente os tempos de seca, algumas formigas são escolhidas para funcionar como uma espécie de reservatório. Acumulam, em seu abdômen, o máximo que podem de néctar, atingindo, as vezes, a dimensão de uma uva - dificultando, inclusive, a sua locomoção. Após fazerem isso, elas voltam para o formigueiro subterrâneo.


Formigas pote-de-mel descançando no formigueiro

Quando a comida do deserto acaba, elas regurgitam o conteúdo armazenado, alimentando assim todo o resto do bando e voltando normalmente à sua vida diária. A escolha dessas formigas “reservatórios” se dá devido àquela que tem o corpo mais robusto dentre todas as outras operárias.

Esta espécie consegue facilmente se relacionar com os outros tipos de formigas, independente de seu habitat. Elas são, assim como as outras, mais um exemplo de como sobreviver em sociedade. Com bastante organização, divisão de tarefa e espírito coletivo elas passam tranquilamente pelas adversidades da vida.